sábado, março 15

Visto


Oi gente! Hoje vou falar de algo que preocupa muita gente - e que me deixou doidinha tambem! - o tao esperado visto! Hahahah
Entre meu match e meu embarque eu tive 33 dias, ou seja, correria total. Uma semana apos o match eu marquei meu visto. Escolhi tirar em Sao Paulo por varios motivos: 
  • Quando tive meu match eu estava la, na casa de uma das minhas tias e ela se empolgou muito quando soube e fez questao de ajudar em tudo (me baldear pra la e pra ca).
  • Estava bem sem dinheiro (afinal, tinha estado em Sao Paulo pra fazer compras! Imagina o quanto nao gastei ne?)
  • Foi bem rapido de marcar, tinha varias datas disponiveis nos dias que eu poderia ir (por causa do meu servico)

Mas e o medo? O medo de ser pega pela tao famosa japonesa... o medo do visto ser negado, afinal, nao tenho NADA no meu nome! Nem faculdade eu faco! Hahaha

Pois bem... vou dizer o meu roteiro:
Sai de casa na quinta-feira a noite pra chegar em Sao Paulo na sexta-feira no comeco da manha. Fiquei umas duas horas descansando e parti pro escritorio do STB, na Faria Lima, pois meus documentos nao iriam chegar na agencia da minha cidade a tempo... Imagina a correria! Um lugar longe do outro, eu com medo de nao chegar a tempo... Bom, logo depois fui pro CASV da Vila Mariana (lembrando que voce pode escolher um dos dois CASV - tem o de Pinheiros tambem, mas se voce for usar o metro tem que ficar esperta com os horarios, la eh lotadesimo!). Cheguei um pouco antes do meu horario (mais ou menos 40 minutos) e corri pra fila. Eles deixam entrar de 5 em 5 pessoas, se nao me engano. Eu esperei uns 10 minutos e logo foi minha vez de entrar :) voce ja se depara com o seguranca e depois vai ate um balcao mostrar seus documentos e receber um papel informativo (nada de celulares no consulado!, etc etc). Depois voce sobe umas escadas e se ve num labirinto hahahah (serio! siga a faixa vermelha no chao pra entrar e a amarela pra sair!! Hahahaha). Eh uma sala cheinha de guiches onde voce cadastra suas digitais e tira a foto pro visto. Simples assim! 10 minutos na fila, 3 no ''hall'' com seguranca + cara dos documentos, 4 minutos no guiche. 
Como sabado foi aniversario de Sao Paulo, meu dia de ir ao consulado americano foi a segunda-feira. Durante o final de semana eu ate sonhei com essa maldicao hahahahha que raiva que da! Foram dias nos quais eu senti um enorme misto de sensacoes, emocoes, sei la. Na maioria das vezes eu pensava que ia ser negado... em outras poucas, que daria certo. Ainda bem que eu tive minha familia do meu lado, me dizendo coisas boas! Isso ajuda muito! No Sabado eu resolvi tentar nao pensar no que poderia acontecer na segunda-feira. Mas antes disso eu dei uma lida nas possiveis perguntas que eles iriam me fazer. Arrumei meus documentos na pasta e deixei todos os pensamentos pra la! Entao, eh isso que eu indico, galera: pensem em NADA! 
Chegou segunda e eu acordei tranquila! Calma, sem preocupacoes. Nao pensei que ia dar errado nem que ia dar certo. Apenas acordei pra mais um dia, o que quer que fosse, seria! Hahhaa
Cheguei no consulado uma hora antes do meu horario. Meu tio me acompanhou ate a entrada, onde ele ficou com minha bolsa e celular. Ja entrei, peguei a fila, deixei meu passaporte com o DS e fui pra fila da seguranca (que eh enoooooooorme! Fiquei meia hora la). Nessa hora, pediram pra ja facilitar o trabalho de quem tava la dentro, entao quem estivesse de cinto, objetos metalicos nos bolsos e coisas do tipo, podia tirar e ficar segurando. Fiquei preocupada quando o seguranca disse que nao podia estar com relogio e sim, eu estava com um. O que eu ia fazer? Como a fila fica la fora, tive como ver meu tio, mas estavamos meio longe... pedi pra um moco passar meu relogio pra ele, mas ele se recusou, pois os segurancas iriam colocar ele no fim da fila. Eh pra acabar ne? Tirei meu relogio do pulso e segurei junto com meu cinto. Chegou minha vez de entrar na sala de seguranca e, puta merda, o cara me mandou colocar o relogio porque nao precisava tirar! Hahahahha desvio de informacao no local de trabalho eh foda! Lembro que na fila tinha uma moca sozinha, cheia de biju e relogio, chorando de medo! Coitada, passou por tudo isso pra nada! Enfim, depois disso so segui pra outro local, onde ficam os guiches. Faltavam 15 minutos pro meu horario. Ficam duas pessoas com todos os passaportes chamando cada um pelo nome e, mais a frente, tem um responsavel pra te indicar em qual guiche voce vai. Faltando exatamente 4 minutos, fui chamada. Me indicaram o guiche 17. Minha entrevista foi mais ou menos assim: 

- Natalia... Natalia, ola. Primeira vez nos Estados Unidos? Vai Fazer o que la? 
- Sim, vou como au pair.
- Onde voce vai morar?
- Em Madison, New Jersey.
- E o que voce faz no Brasil?
- Sou freelance em uma loja de roupas (como nao sou registrada, disse isso, fiquei com medo dele pedir documento pra provar ne...)
- Voce estuda?
- Sou comissaria de bordo mas nao trabalho na area. Resolvi me inscrever no programa pra quando eu voltar conseguir um emprego, pois a experiencia vai me ajudar muito.
- E onde voce fez seu curso de comissaria de bordo?
- Na minha cidade mesmo, na escola tal (meu certificado era o primeiro documento na minha pasta).
- Do you speak English?
- Yes, I do. 
- E o que seus pais fazem? 
- Minha mae trabalha pro governo do Estado de Sao Paulo e meu pai trabalha numa empresa da minha familia. 
- Natalia, aqui esses sao seus direitos e deveres enquanto nos EUA (me passou um caderninho). Seu visto foi aprovado, boa viagem!
- Obrigada!

Sim, 3 minutos de conversa e apenas uma pergunta em ingles. Da pra acreditar? Hahahahah
Mais uma dica: so responde o que te for perguntado! Nao tente puxar assunto muito menos falar um monte! 
Ele nao me pediu documentos nem nada. 
Depois disso, fiquei pensando no processo todo e cheguei em uma conclusao: eles ja sabem tudo sobre voce, antes da entrevista. Por isso eles sabem se negam ou se aprovam. Eu tive a sensacao que ele ja sabia muita coisa e que so fez perguntas porque eh o que devem fazer la... Na minha opiniao nao tem nada a ver quem voce vai pegar no guiche... no momento que voce faz o requerimento do visto eles ja te googleiam hahaha sei la, eh o que eu acho. 

Espero ter ajudado e matado a curiosidade de voces! 
Espero que todas tenham a mesma sorte que eu tive! 
Beijos!! 



0 comentários:

Postar um comentário